quinta-feira, 8 de agosto de 2013

A prova do Teorema das Quatro Cores

Faleceu em 19 de Abril de 2013, aos 80 anos, o matemático norte-americano Kenneth Appel, um dos dois caras que provaram o "Teorema das Quatro Cores". Esse teorema é algo de formulação e conceitualização muito simples mas de demonstração extremamente complexa. A sua formulação é a seguinte:

"Dado um mapa plano qualquer, dividido em regiões, apenas quatro cores serão suficientes para colori-lo de forma que as regiões vizinhas nunca partilhem de uma a mesma cor".

O uso de tão poucas cores era algo que todos percebiam facilmente (bastava tentar pintar um mapa qualquer) mas ninguém havia conseguido provar matematicamente que isso valeria sempre, para qualquer tamanho e formato de mapa, transformando-o em tema de pesquisa para uma área da matemática chamada de topologia.

O fato é que esse problema, que foi formulado no início do século XIX, sempre atazanou matemáticos do mundo todo, até que em 1976 foi demonstrado por Appel e seu parceiro Wolfgang Haken, que se utilizaram de um computador IBM S/360 (máquina super potente para aquela época), aliás foi uma das primeiras vezes em que se usaram computadores para provar teoremas matemáticos.

Agora você já sabe porque precisa comprar apenas aquela menor caixa de lápis de cor para a matéria de geografia da escola do seu filho.


Link para a notícia no NY Times



Nenhum comentário:

Postar um comentário