quinta-feira, 8 de agosto de 2013

40 anos da rede Ethernet


Dentre as diversas inovações tecnológicas que foram introduzidas ao longo da história das redes de computadores, talvez a mais celebrada tenha sido a técnica de transmissão de dados por comutação de pacotes (packet switching), que surgiu em meados nos anos sessenta. Nas redes de computadores baseadas nessa técnica, a informação é dividida em pequenas partes (pacotes) antes de ser enviada. Cada pacote carrega o endereço de origem e o de destino, sendo que os pacotes viajam pela rede como unidades independentes de informação, podendo tomar rotas diferentes até o computador de destino, onde são reordenados e checados e a informação é então reconstituída. A comutação de pacotes permite que diversos usuários compartilhem um mesmo canal de comunicação. A rede de pacotes mais conhecida é sem dúvida a Internet que todos utilizamos hoje, mas um capítulo especial na história das pesquisas com as redes de pacotes ocorreu no início dos anos setenta com o uso de ondas de rádio para fazer comunicação de dados, quando na University of Hawaii, com o apoio da ARPA e da marinha norte-americana, foi construída a ALOHANET, uma rede experimental que interligava os computadores espalhados pelo campus no arquipélago do Oceano Pacífico. 

E foi justamente essa rede (ALOHANET) que serviu de inspiração a Robert Metcalfe, então estudante de doutorado da Universidade de Harvard que desenvolvia uma tese sobre redes de pacotes. Para satisfazer a banca da Universidade, Metcalfe precisava desenvolver alguns aspectos teóricos na sua pesquisa. Como era amigo de Stephen Crocker, gerente de programa da ARPA, recebeu deste alguns documentos sobre a rede havaiana. Metcalfe concentrou-se em melhorar o desempenho da rede através de novos algoritmos de retransmissão de pacotes, que se transformou na base de sua tese, intitulada Packet Communications (1973). 

Enquanto trabalhava na tese, empregou-se no Centro de Pesquisas da Xerox (Xerox PARC), onde estava sendo desenvolvida a worksation Alto, um novo tipo computador, para o qual Metcalfe projetou, em parceria com David Boggs, um sistema de rede local, inicialmente chamado de Alto Aloha Network e posteriormente rebatizado como Ethernet. Essa rede usava cabos coaxiais, ao invés de ondas de rádio, como meio de transmissão, o que oferecia uma maior taxa de transmissão, que combinadas com os novos algoritmos de retransmissão, proporcionaram uma maneira rápida e eficiente de se transmitir dados em pequenas distâncias. Estava inventada a rede local (Local Area Network ou LAN), que agora completa 40 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário