quarta-feira, 25 de junho de 2008

50 anos da ARPA e a trajetória da Internet

A partir do final da década de 50, no auge da Guerra Fria, o mundo passou a assistir a uma acirrada corrida espacial, que começou com a liderança isolada dos soviéticos, ao lançarem, o satélite Sputnik I. O Departamento de Defesa dos Estados Unidos reagiu criando, em 1958, a Advanced Research Projects Agency (ARPA), uma agência militar de pesquisas, apoiada no discurso do restabelecimento da vanguarda norte-americana em ciência e tecnologia, com a missão de prevenir surpresas tecnológicas (como o Sputnik) e servir como mecanismo para pesquisa e desenvolvimento de alto risco, nos casos em que a tecnologia estivesse em estágio inicial ou que a oportunidade tecnológica fosse além da missão dos departamentos militares


Entre as primeiras pesquisas que passaram a ser patrocinadas estava o desenvolvimento da computação interativa, com novas interfaces homem-computador e o uso de sistemas de tempo compartilhado (time-sharing systems). Com um orçamento de quase US$ 10 milhões para investir, de forma ágil e desburocratizada, a ARPA escolheu algumas instituições de pesquisas (referenciadas como centros de excelência) e acabou por fomentar o desenvolvimento da Ciência da Computação que, nessa época, ainda não estava estabelecida como uma disciplina.


Em 1966, começou-se a arquitetar na ARPA um projeto para interligar os diferentes computadores das instituições financiadas, com o objetivo de otimizar o uso desses (caríssimos) recursos e desenvolver o conhecimento das técnicas de comunicação de dados através de redes de computadores. Estava dada a partida para a criação da ARPANET, a rede de computadores da ARPA, que entrou em operação em 1969 e expandiu-se ao longo dos anos setenta e oitenta, desembocando na Internet que todos conhecemos e usamos hoje.


Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre essa história e também sobre a chegada da Internet no Brasil, deixo disponível para download um dissertação que escrevi e uma apresentação que fiz sobre o tema. Basta clicar aqui. Para ler uma entrevista que dei recentemente sobre esse assunto basta clicar aqui e abaixo uma apresentação sobre a referida dissertação:





Nenhum comentário:

Postar um comentário