sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Realizando um sonho de Babbage

John Graham-Cumming, autor do site e do livro Geek Atlas (muito interessante por sinal) lançou uma campanha para fazer uma "vaquinha" com o objetivo de financiar a construção de uma antiga máquina idealizada pelo pioneiro da computação e matemático britânico Charles Babbage.

A máquina, chamada de Analytical Engine foi na verdade o projeto de um computador mecânico de uso geral, descrito pela primeira vez em 1832 e no qual Babbage trabalhou até sua morte, em 1871 sem conseguir realizar sua construção, não só por limitações técnicas da época mas, principalmente, pela falta de apoio político e financeiro.

Veja a notícia que foi veiculada pela BBC. Se essa campanha der certo "o computador do futuro" (do Século XIX, é claro) finalmente virá a existência.

Vale lembrar que no romance "The Difference Engine", escrito por William Gibson e Bruce Sterling, o qual se passa em Londres em torno de 1855, as máquinas analíticas foram construídas e largamente utilizadas. Esse tipo de história, baseada em computadores mecânicos, é tema de uma corrente de ficção científica conhecida como steampunk ("punk a vapor", em comparação com cyberpunk).

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Os fractais ficaram órfãos


Faleceu aos 85 anos na semana passada o Prof. Benoit Mandelbrot, matemático francês de origem polonesa que, quando era pesquisador da IBM, criou a geometria fractal, a qual minimizou as lacunas deixadas pela geometria Euclidiana no que diz respeito à modelagem das formas existentes na natureza. A geometria fractal também ofereceu uma explicação ao Paradoxo de Olbers (por que a noite é escura se existe uma infinidade de estrelas no Universo?). Uma de suas últimas palestras pode ser vista no site do TED.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

10/10/10

Passamos há pouco pelo dia 10/10/10.

Para comemorar essa data numericamente especial, sugiro uma (re)visita ao filme "Powers of Ten", um curta-metragem clássico de 1977, que nos faz pensar no mundo em que vivemos na perspectiva das escalas (macro e micro).

Esse filme foi feito para a IBM pelo casal Eames (Charles e Ray), uma criativa dupla de designers norte-americanos, hoje falecidos. Para conferir clique aqui.