terça-feira, 18 de agosto de 2009

A IBM e o programa Apollo da NASA

Há 40 anos a ida do homem à Lua só foi possível com ajuda providencial do computadores, os quais permitiram recolher e fornecer informações de vôo e controlar automaticamente todas as funções de navegação da nave espacial Apollo. Havia computadores no módulo de comando, no módulo lunar e no foguete Saturn V. Saiba mais sobre o papel dos computadores da IBM na missão lunar clicando aqui. E para conhecer os demais projetos em parceria com a NASA clique aqui.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

A verdadeira história da Lei de Murphy

Conheça um pouco mais sobre a história que deu origem à famosa Lei de Murphy, aquela que diz que "se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará" ou "se há mais de uma maneira de se executar uma tarefa ou trabalho, e se uma dessas maneiras resultar em catástrofe ou em conseqüências indesejáveis, certamente será a maneira escolhida por alguém para executá-la" ou ainda "se algo pode dar errado, dará errado da pior maneira possível, no pior momento possível".

Essa história está contada em um livro e um website, os quais narram o surgimento da referida Lei na época das experiências que visavam estudar o comportamento humano nas velocidades supersônicas no Centro de Desenvolvimento Aéreo da Base da Força Aérea de Wright-Patterson (Estados Unidos), onde trabalhava o major Edward Aloysius Murphy Jr (1918-1990).

E não deixe de conferir a Calculadora da Lei de Murphy para saber das suas reais chances de fazer alguma coisa dar certo...

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A História Secreta do Vale do Silício

Quem quiser conhecer mais sobre a história do Vale do Silício (EUA) e suas origens na II Guerra Mundial, não pode deixar de assistir o vídeo da palestra do Prof. Steve Blank, realizada no final de 2008 no Computer History Museum. Vale a pena também acompanhar o blog dele sobre esse assunto.