John Graham-Cumming, autor do site e do livro Geek Atlas (muito interessante por sinal) lançou uma campanha para fazer uma "vaquinha" com o objetivo de financiar a construção de uma antiga máquina idealizada pelo pioneiro da computação e matemático britânico Charles Babbage.
A máquina, chamada de Analytical Engine foi na verdade o projeto de um computador mecânico de uso geral, descrito pela primeira vez em 1832 e no qual Babbage trabalhou até sua morte, em 1871 sem conseguir realizar sua construção, não só por limitações técnicas da época mas, principalmente, pela falta de apoio político e financeiro.
Veja a notícia que foi veiculada pela BBC. Se essa campanha der certo "o computador do futuro" (do Século XIX, é claro) finalmente virá a existência.
Vale lembrar que no romance "The Difference Engine", escrito por William Gibson e Bruce Sterling, o qual se passa em Londres em torno de 1855, as máquinas analíticas foram construídas e largamente utilizadas. Esse tipo de história, baseada em computadores mecânicos, é tema de uma corrente de ficção científica conhecida como steampunk ("punk a vapor", em comparação com cyberpunk).
Nenhum comentário:
Postar um comentário