quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Faleceu um dos criadores do CMM

Faleceu nessa semana o físico Watts Humphrey, que quando esteve no SEI (Software Engineering Institute), liderou um programa que resultou no amadurecimento dos processos de desenvolvimento de software e na publicação do CMM (Capability Maturity Model,) o qual depois serviu de base para o desenvolvimento do CMMI (Capability Maturity Model Integration ), o framework de melhores práticas em engenharia de software mais utilizado no mundo.

O CMM descreve os principais elementos de um processo de desenvolvimento de software e os estágios de maturidade por que passam as organizações enquanto evoluem nesse processo cujo caminho é definido em cinco níveis de maturidade: 1. Inicial, 2. Repetível, 3. Definido, 4. Gerenciado e 5. Otimizado.

O objetivo principal das transições através desses níveis de maturidade é a realização de um processo controlado e mensurado que tem como fundamento a melhoria contínua., dentro da qual cada nível de maturidade corresponde um conjunto de práticas de software e de gestão específicas, denominadas KPAs (Key Process Areas).