domingo, 27 de junho de 2010

Linha do tempo da Inteligência Artificial

O New York Times publicou em seu website uma interessante linha do tempo com os principais avanços da Inteligência Artificial, uma das áreas mais badaladas da Ciência da Computação nas décadas de sessenta e setenta mas que hoje tem pouca divulgação. Para ler a reportagem, clique aqui.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pioneiros britânicos da Informática

O BCS (antigamente chamada de British Computer Society e que agora chama-se The Chartered Institute for IT), disponibilizou na Web um website sobre os pioneiros da informática, aquelas pessoas cujos trabalhos e ideias abriram caminho para a Sociedade da Informação em que vivemos hoje.

São 150 pioneiros e há inclusive uma votação em aberto para eleger os mais populares. Mais ainda , o BCS criou uma série de pequenos filmes sobre alguns esses pioneiros. Por enquanto são cinco filmes e os escolhidos foram: Ada Lovelace, Alan Turing, Clive Sinclar, Hedy Lamarr e Tim Berners-Lee , quase todos britânicos, com exceção da atriz de cinema e inventora Hedy Lamarr, que era austríaca.

Elementar, meu caro Watson


A IBM construiu um sistema, chamado Watson, para participar no Jeopardy! o famoso Quiz-Show (competição de perguntas e respostas) da rede de TV norte-americana CBS.

No New York Times saiu uma reportagem muito interessante sobre esse assunto (link)

O programa irá ao ar nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro de 2011.

Penso que quando o Watson conseguir vencer o famoso Ken Jennings (que já venceu 74 vezes seguidas nesse programa) esse feito se tornará uma espécie de "DeepBlue vs. Kasparov" dessa geração...

Me pergunto se o Watson passaria no Teste de Turing...

quarta-feira, 16 de junho de 2010

A IBM e os Muppets


Antes dos Muppets ficarem famosos pelos programas de TV (Vila Sésamo e Muppet Show), o criador dos personagens (Jim Henson) fez uma série de filminhos para IBM, os quais foram usados em eventos internos de treinamento de funcionários. Alguns personagens que vieram a ser famosos nos anos setenta já apareceram nesses filminhos, que continuam engraçados até hoje. Para assistí-los clique aqui