segunda-feira, 29 de março de 2010

Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe






Uma quantidade significativa de profissionais testemunhou o surgimento e as primeiras décadas dos computadores no Brasil. Se você participou desta História e tem um testemunho a oferecer, mesmo que não seja historiador/a, você tem uma oportunidade de registrar seu testemunho em um circuito profissional de história este ano na 37ª Conferência Latino-Americana de Informática organizada pelo Centro Latino-Americano de Estudos de Informática - CLEI.


É a primeira vez que a história dos computadores é contemplada especialmente, com a organização do SHIALC 2010 - Simpósio de História da Informática na América Latina e Caribe, no âmbito das conferências do CLEI. Além de trabalhos de pesquisa histórica, você será muito bem-vinda/o participando pelo envio de seu texto ou material eletrônico no formato especificado na chamada detalhada mais abaixo (em espanhol) até o dia 10 de maio de 2010 segundo as categorias:


Testemunhos. Textos que apresentem depoimentos diretos de vivência pessoal ou de grupo de algum evento, fato histórico ou experiência que seja relevante para a história da Informática no Brasil.

Site WEB. Documentos, fotografias, vídeos, projetos de equipamentos ou sistemas, folhetos publicitários, artigos em periódicos, livros, cursos, apontamentos de aula, programas de computador, etc. mesmo que anteriormente publicados.

O evento terá lugar em Assunção, Paraguai, de 18 a 22 de outubro de 2010. Embora não haja possibilidade do congresso financiar suas despesas de viagem, os custos de passagem entre as cidades brasileiras e Assunção caíram bastante e os custos de estadia são inferiores aos da maioria das cidades brasileiras. O evento poderá assim ser também uma oportunidade de conhecer outro país e ao mesmo tempo registrar e transformar em material historiográfico aquilo que permaneceria só como muitas (boas) horas de conversa e recordações.


Leia por favor, no website do evento, a chamada detalhada abaixo e pense nesta possibilidade. Em caso de dúvida você deve se dirigir a Jorge Vidart . Tomara que você aceite participar desta (a)ventura.

terça-feira, 9 de março de 2010

Por que o Twitter tem um limite de 140 caracteres?

O Twitter tem um limite de 140 caracteres por mensagem (+20 caracteres de identificação do usuário) por causa de um outro limite, de 160 caracteres, dos serviços de SMS das redes telefônicas, mas quem especificou isso e baseado em quê? Clique nesse link (em inglês) e conheça a origem desse limite que persiste até hoje (Obrigado pelo link Alex).