sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Reconstruindo o 1401


Em 1959 a IBM lançou o seu primeiro computador totalmente baseado em transistores, o IBM 1401. Agora, 50 anos depois, uma equipe de trinta engenheiros veteranos concluiu um trabalho de reconstrução de um exemplar dessa boa e velha máquina no Computer History Museum, na Califórnia, no Estados Unidos.

O 1401 tinha uma capacidade memória base de 4.096 bytes com um ciclo de memória de 12 microsegundos. Vale lembrar que naquela época a memória era construída com núcleos de ferrite (óxido de ferro) e o byte da IBM tinha apenas 6 bits, codificados em BCD (Binary Coded Decimal).

Agora, no centenário da IBM, um página (com vídeo) homeageando os funcionários que trabalharam na construção original dessa máquina pode ser vista aqui.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

História dos videogames no Rio

Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro, será palco da Rio Game Show, uma feira de videogames modernos e cada vez mais realistas. Entre as atrações haverá uma videoconferência com Ralph Baer, o engenheiro alemão criador dos primeiros videogames, ainda nos anos sessenta. Ele também foi um dos criadores do jogo eletrônico Simon (que aqui no Brasil foi lançado com o nome de Genius). Haverá também para uma exposição sobre a história dos videogames, na qual será apresentada uma linha do tempo com consoles clássicos e raros.