terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

A Riqueza das Redes





Yochai Benkler, Professor da Escola de Direito da Universidade Yale (EUA) lançou, em 2006, o livro "The Wealth of Networks – How Social Production Transforms Markets and Freedom" ("A Riqueza das Redes ­ - Como a Produção Social Transforma Mercados e a Liberdade"). A versão impressa pode ser adquirida em livrarias, no entanto, o livro também está disponível gratuitamente em vários formatos digitais no site do autor.

O livro de Benkler é uma obra original, profunda e multidisciplinar que descreve e analisa a chamada "produção social", surgida a partir do advento da Internet. São exemplos marcantes destas práticas o software livre, a Wikipedia, o Google, o YouTube, o World Community Grid, o SETI@home, o Slashdot, etc.

O livro é uma análise (acadêmica) econômica da produção social, centrada na transformação pela qual a sociedade está passando, transitando de uma economia industrial da informação (caracterizada por poucos produtores de informação para muitos consumidores passivos) para uma situação de convivência desse modelo com a economia interconectada da informação, na qual a produção pode ser feita de forma não coordenada e cada consumidor pode participar da produção, pelo menos em princípio.

É a teoria por trás da Web 2.0.


O Instituto de Estudos Avançados da USP realizou no final de 2007 um Ciclo Temático sobre a Riqueza das redes, cujo conteúdo pode ser encontrado aqui.

MIT OpenCourseWare



Em 2001 o MIT anunciou a criação do OCW (OpenCourseWare), um iniciativa que utiliza a Internet para avançar o conhecimento e educar estudantes das mais diferentes áreas em todo o mundo. Através de seu site, o OCW publica gratuitamente materiais dos cursos utilizados no MIT, incluindo notas de aulas, conjuntos de problemas, vídeos e demonstrações.

O primeiro piloto, com 50 cursos, surgiu em 2002. Em 2003 o projeto foi oficialmente lançado, contando com cerca de 500 cursos. De acordo com as informações do site, em 2007 praticamente todos os cursos do MIT foram publicados.

Cabe notar que a disponibilização do material não garante certificação de nenhuma espécie, mas qualquer forma, é uma excelente fonte para aqueles que têm interesse de aprender algo novo, aprofundar seus conhecimentos e manter-se atualizado com a ajuda de um material produzido por uma das melhores universidades do mundo.

Essa iniciativa inspirou outras universidades do mundo, que então criaram o OpenCourseWareConsortium, que agrega instituições de vários países (ainda não há nenhuma universidade brasileira no consórcio).